Negócios de Impacto Social: Meu Pivot Pessoal

Raul Cardoso

Raul Cardoso

Publicado dia 08/10/2019

A mudança que o Brasil precisa virá de negócios de impacto social. Neste artigo explico como pivotei minha carreira e te convido para acompanhar meus posts seguintes.

Até o início dos anos 2000 acreditava-se que empreender era um evento, um ponto em uma linha do tempo. Acreditava-se que este evento, ou ato, acontecia quando o empreendedor tinha uma ideia, e que a partir disso ele faria uma pesquisa de mercado, avaliaria os riscos envolvidos, faria projeções financeiras, escreveria um plano de negócios para levantar fundos e mobilizar recursos, e assim iniciava um novo empreendimento.

A mudança de paradigma

Em 2001, porém, uma pesquisa mudaria todo esse paradigma. A Professora Saras Sarasvathy descreveu o Effectuation, um conjunto de lógicas que um empreendedor experiente usa em um processo de autoconhecimento, interação com stakeholders, busca de comprometimentos, mudanças no conhecimento inicial e geral, para no fim, criar negócios e novos projetos. Dessa forma, mudou-se o paradigma do empreendedorismo. O que antes era visto como um evento passou a ser entendido como uma jornada, um processo. Essa mudança de paradigma abriu campo para inúmeras pesquisas e novos métodos empreendedores. O Lean Startup é um desses métodos, o Design Thinking, o Discovery Driven e o Prescriptive Entrepreneurship também são.

Isso, porém, não indica que chegamos a um ponto de compreensão completa do processo. Ainda há muito a ser estudado e descrito quando o assunto é empreendedorismo.

Não é minha pretensão falar sobre caminhos para o sucesso ou como empreender do zero em um milhão em poucos dias. Porém, após 9 anos como empreendedor, e ter fundado 3 negócios distintos, Sharespot, Magikey e Vivakey. Após ter também liderado a fusão que deu origem à Campinas Tech. Enfim, após, um trabalho pessoal profundo, de propósito e de busca do que é de fato em minha vida e história, me sinto hoje absolutamente confiante em fundar uma iniciativa muito audaciosa, de grande potencial e de impacto social e econômico.

A Efetuação e o Empreendedorismo de Impacto Social

A Efetuação nasce com um propósito claro de ajudar empreendedores a atingirem o seu máximo potencial e melhorarem a sociedade. Para isso em um curto espaço de tempo nós lançaremos uma série de iniciativas de curto e longo prazo com este objetivo.

Propostas de valor da Efetuação

Essas iniciativas oferecerão as seguintes propostas de valor aos empreendedores e parceiros de jornada, são elas:

  1. Reduzir os riscos dos empreendedores na execução de seus negócios através do oferecimento de métodos, lógicas e heurísticas que os auxiliem a compreender melhor suas jornadas.
  2. Proporcionar conhecimento prático em empreendedorismo através da colaboração em uma comunidade de grandes empreendedores que buscam atuar nos grandes desafios da humanidade.
  3. Facilitar o processo empreendedor através do oferecimento de recursos escassos como capital financeiro e humano para os negócios que participem desta comunidade.
  4. Reduzir o tempo gasto processos que não são centrais ao negócio através de parceiros estratégicos, de execução como contadores, consultorias de recursos humanos, apoio jurídico, apoio estratégico, entre outros.

As iniciativas da Efetuação

Para cumprir ao propósito e gerar valor as seguintes iniciativas serão lançadas em curto e médio prazo:

  1. Efetuação.Academy: uma escola baseada em métodos imersivos para crescimento pessoal dos empreendedores participantes.
  2. Efetuação.Consulting: uma consultoria focada na aplicação destes métodos em empreendimentos iniciantes e em crescimento, assim como para outras instituições educacionais que enxerguem no empreendedorismo a materialização de sua principal proposta de valor – a de causar mudança social efetiva.
  3. Efetuação.Ventures: uma Venture Builder focada em lançar negócios de impacto social para solucionar os principais desafios globais.
  4. Efetuação.Community: uma comunidade de empreendedores alimentada pela Efetuação.Academy e que servirá de apoio na geração de Ventures que serão apoiadas pela Efetuação.Ventures.

Meu Pivot pessoal

A Efetuação nasce em um contexto de pivot da minha carreira, em parceria com um grande amigo e talento – Aurélien Osenda. Estarei, então, profundamente envolvido, focado em tempo integral e dando o melhor de mim, para oferecer apoio estratégico, formação e clareza metodológica que apoie empreendedores em grandes desafios. Neste momento estou muito empolgado em fazer da Efetuação uma peça importante para que os melhores times do mercado encontrem soluções para os grandes desafios da humanidade traçados para os próximos anos. Logicamente não deixo de buscar grandes oportunidades e ser um empreendedor insatisfeito com o momento atual.

Em meus próximos artigos vou trazer mais informações sobre a nossa low hanging fruit* Efetuação.Academy. No primeiro da série falarei do Mito da Grande Ideia, acompanhe.

*low hanging fruit é um termo que significa a fruta madura mais baixa do pé, ou seja, a oportunidade mais imediata.

Comentários

Artigos relacionados

Empreendedorismo

Qual o seu perfil empreendedor – Segundo visão de…

Porque reconhecer as abordagens? Este post tem o intuito de te ajudar com o primeiro […]

Ler conteúdo

Empreendedorismo

Como Conciliar Felicidade e Carreira Profissional?

Dedicamos um terço da nossa vida ao trabalho: no total, são 90 000 horas em […]

Ler conteúdo

Empreendedorismo

Da Vulnerabilidade à Confiança: Recompondo-se de Situações de Mudança…

Se você se sente vulnerável e pouco confiante em suas ações como empreendedor, saiba que você não está […]

Ler conteúdo

Ver todos